[POR] EBANX lança programa de estágio inteiramente destinado a pessoas negras, desenvolvido em parceria com a Eureca

March 1, 2021

Edição deste ano é uma das ações da empresa dentro dos compromissos assumidos para promover a diversidade dentro e fora de seus escritórios. O programa terá 16 vagas em diversas áreas, e as inscrições vão até 25 de março   

CURITIBA, 1 de março de 2021 – O EBANX, fintech unicórnio de pagamentos fundado no Brasil e que tem atuação global, está lançando seu programa de estágio exclusivo para pessoas negras. O processo seletivo foi desenvolvido em parceria com a Eureca, consultoria de RH especializada em empregabilidade de juventudes e com foco em diversidade. As inscrições vão até 25 de março de 2021, para pessoas que moram em Curitiba (PR), onde fica a sede do EBANX, e região metropolitana.  

"Abrir este programa nos deixa muito felizes, porque acreditamos no poder de uma ação como esta para a construção da mudança social. Queremos criar uma empresa cada vez mais inclusiva e plural, com diversidade de pensamentos e ideias, e que este movimento extravase e gere impactos positivos na sociedade como um todo. Este é um passo que vai nos ajudar nesta missão", diz Daniele Fonseca, líder global de Recursos Humanos do EBANX. 

Para a Eureca, a ação tem o poder de atuar em pontos sensíveis como empregabilidade e representatividade da população negra. "O estágio exerce uma função social de inserção no mercado de trabalho. E o mercado de trabalho é uma porta importante para muitas outras oportunidades", explica Mariana Macedo, líder de Projetos na Eureca. "Um programa específico para negros como esse do EBANX é muito significativo para nós da Eureca, e um grande marco na nossa história como consultoria de educação e seleção. Além de criar mais essa porta para essa comunidade, o projeto também contribui para aumentar o leque de referências – para que essas pessoas se vejam cada vez mais representadas nas empresas", completa.

Além do programa de estágio exclusivo, o EBANX também começou um plano de abertura de vagas de liderança exclusivas para pessoas negras. A primeira será para a área de Tecnologia, mas o objetivo é que mais delas sejam abertas, em outras áreas também. “Entre os nossos compromissos de diversidade, está a meta de aumentar em quatro vezes o número de pessoas negras no quadro de funcionários até 2023. A jornada da diversidade e inclusão é um caminho de aprendizado constante, e sabemos que temos muito a aprender. A ideia é que as vagas específicas e o programa de estágio sejam dois dos motores para promovermos essa mudança”, explica Fonseca.

O programa de estágio
Na inscrição, o candidato vai escolher a vaga para a qual quer aplicar, nas áreas de Comercial, Finanças, Marketing, Produto e de Pessoas do EBANX. 

A experiência vai além: o programa vai fomentar o aprendizado não apenas entre os participantes do processo seletivo e os estagiários que entrarem, mas também entre todos os que se inscreverem nas vagas, que terão acesso a conteúdos em forma de palestras, rodas de conversa e outros. Especialistas da Eureca e do EBANX também vão compartilhar com todos os inscritos dicas de estágio em geral e também do próprio EBANX. 

Após o período de inscrição, pessoas selecionadas pela Eureca para participar do processo vão passar por uma jornada de avaliação em duas etapas, que vai culminar na contratação para o programa de estágio: a primeira terá dinâmicas em grupo; e a segunda e última, entrevistas com líderes do EBANX. Todas as etapas vão contar com avaliadores e facilitadores negros. "O objetivo é prezar pela representatividade e criar um espaço de segurança e acolhimento", explica Júlia Gomes, líder de Diversidade e Inclusão da Eureca.

A identidade criativa do programa também foi toda pensada por um grupo diverso dentro do EBANX, com consultoria da Eureca. As ilustrações que materializam essa identidade e dão a base para todas as peças de divulgação do programa foram feitas por dois artistas negros brasileiros: Rayssa da Penha e Rimon Guimarães. 

Da Penha fez uma referência ao afrofuturismo, e sua ilustração traz a pessoa negra no controle de sua narrativa e como protagonista na criação do próprio futuro. Guimarães se inspirou na união do orgânico e do digital, do homem e da máquina, pensando em uma sociedade avançada na qual grupos que hoje estão na exceção ocupem espaços de poder e conhecimento.  

Serviço:
Programa de estágio do EBANX, exclusivo para pessoas negras
Inscrições: até 25 de março de 2021, pelo site estagio.ebanx.com 
Início do estágio: 5 de julho de 2021
Período de duração: um ano
Quem pode participar: pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, residentes em Curitiba (PR) e região metropolitana, que estejam cursando ensino técnico ou ensino superior
Mais informações: estagio.ebanx.com

 

SOBRE O EBANX
Fundado em 2012 em Curitiba (PR), o EBANX é o primeiro unicórnio da região Sul do Brasil, status alcançado em 2019. A fintech oferece soluções de pagamento que conectam marcas do mundo inteiro aos consumidores do Brasil, México, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai, Peru, Bolívia e Equador. Mais de 70 milhões de latino-americanos já compraram em sites como AliExpress, SHEIN, Uber, Tinder, Spotify e Airbnb (esses dois em parceria com a Worldline) através das soluções do EBANX. Além dos produtos para empresas, também trabalha com iniciativas para o usuário final, como o EBANX GO, conta de pagamentos digital com cartão virtual, oferecida com um parceiro, e que disponibiliza descontos e cashback em sites conectados ao produto, e o EBANX Track, com versões web e app, para que consumidores possam rastrear suas compras vindas de qualquer lugar do mundo. Para mais informações, acesse https://www.ebanx.com/br/.     

SOBRE A EURECA
A Eureca é uma empresa focada em educação e seleção, que busca conectar organizações com as novas gerações. Criada em 2011, a empresa se especializou no comportamento das juventudes e sua relação com o mercado de trabalho. Atua na realização de processos seletivos diferenciados para atração de novos talentos para empresas e, também, com programas de desenvolvimento customizados para profissionais em desenvolvimento. A Eureca aposta nas juventudes como chaves para transformação da sociedade e organizações, colaborando para criar ambientes mais justos, diversos e de alta performance.

Get in touch with our Public Relations office.

For press inquiries, company information, press releases and more, please fill out the form beside or contact our press team via e-mail: press@ebanx.com.