[POR] No mês da diversidade, EBANX organiza a EBANX Diversity Week

June 28, 2018

Em junho, funcionários da fintech de Curitiba participaram de reflexões sobre deficiência, gênero, identidade de gênero, sexualidade e racismo. Representantes das causas falaram em palestra, painéis, bate-papo, exposição audiovisual e filme

CURITIBA, 28 de junho de 2018 – Para criar uma atmosfera de consciência e sensibilização, o EBANX organizou a 1ª EBANX Diversity Week em seu headquarters, em Curitiba. Durante cinco dias, de 4 a 8 de junho, mês da diversidade, ebankers e convidados participaram de palestras, bate-papos, painéis, exibição de filme e exposição audiovisual que abordaram questões de deficiência, gênero, identidade de gênero, sexualidade e racismo.

Cada um dos momentos contou com representantes das causas, que falaram sobre suas próprias experiências, seus trabalhos ou o trabalho das instituições que representam, além de proporem reflexões como lugar de fala, aceitação, família e mercado de trabalho.

A sensibilização com foco na inclusão no mercado de trabalho foi um dos norteadores da semana. "Não sabemos onde estão os talentos de que precisamos. Se quisermos ter acesso aos melhores e sermos competitivos como negócio, precisamos olhar para todos os lugares. E isso começa com consciência, com entender e respeitar os desafios de inclusão. Só assim, todos os talentos vão sentir que são bem-vindos", afirma Rodrigo Adanya, diretor de People do EBANX.

Cada dia da EBANX Diversity Week foi dedicado a uma temática:

Segunda-feira, 4 de junho – Temática da deficiência com a palestra "As diferenças que constroem", com ASID.

Terça-feira, 5 de junho – Temáticas da negritude feminina e do racismo com exibição do documentário "[Des]prendidas", de uma ebanker, e bate-papo.

Quarta-feira, 6 de junho – Temática do empoderamento feminino e liderança em painel com representantes do Empreendedorismo Rosa, Badass e Ouse Ser.

Quinta-feira, 7 de junho – Temática da inclusão de pessoas LGBTQ+ com bate-papo com integrantes de quatro movimentos: APPAD, Evangélicxs pela Diversidade, Transgrupo Marcela Prado e Grupo Dignidade.

Sexta-feira, 8 de junho – Happy Hour Colours - Celebration of Diversity, com performance drag queen.

No primeiro dia da programação, uma segunda-feira, ebankers e convidados discutiram a questão de pessoas com deficiência, com a palestra "As diferenças que constroem", de Alexandre Amorim, cofundador e diretor executivo da ASID Brasil – Ação Social para Igualdade das Diferenças. A ideia da ONG nasceu quando ele teve que propor uma organização sem fins lucrativos para um projeto da faculdade. Baseou sua ideia na experiência de vida que tinha com a irmã, Laura, portadora de Síndrome de Down.

Na terça-feira, a analista de Compliance do EBANX, Ana Esperança, jornalista e graduanda de Cinema e Vídeo pela FAP, apresentou seu documentário "[Des]prendidas", em que questiona padrões de beleza racistas e fortalece os gestos de resistência da negritude feminina. A discussão no filme é feita por meio dos depoimentos de mulheres negras sobre os enfrentamentos estéticos e políticos vividos ao assumirem seus cabelos crespos. Após a exibição, todos participaram de um bate-papo sobre a produção.

Quarta-feira foi o dia de questões de gênero, com um painel sobre empoderamento feminino composto por Lênia Luz, do Empreendedorismo Rosa, Rafize Santos, do Badass, e Tayná Leite, do Ouse Ser. Em uma discussão moderada pela gerente de Legal do EBANX, Fabiane Brites, as três falaram sobre o papel do homem nas diversas esferas, sobre maternidade e paternidade, presença de mulheres na academia, na ciência, tecnologia e em várias outras áreas. Situações de machismo e lugar de fala também nortearam a conversa.

Na quinta-feira, a inclusão de pessoas LGBTQ+ foi abordada, com Carla Morales representando a Associação Paranaense da Parada da Diversidade – APPAD e a Dom da Terra, Bob Luiz Botelho representando a Evangélicxs pela Diversidade, Sabrina Mab Taborda representando o Transgrupo Marcela Prado e Lucas Siqueira Dionísio do Grupo Dignidade. Em um painel moderado por Adanya, do EBANX, falaram um pouco sobre o trabalho das instituições que estava representando e desmistificaram as letras da sigla LGBTQ+, abordando o que significa ser uma pessoa LGBTQ+ no trabalho, na família e em outras esferas.

Durante todos os dias de evento, o lounge do EBANX ganhou uma exposição audiovisual de pessoas que pertencem a estes grupos diversos. Ao lado de fotos delas, fones de ouvido e ipads permitiam que os visitantes escutassem sobre as dificuldades e alegrias em suas vidas. Por cinco minutos, foi possível aprender um pouco sobre aquela pessoa e como é, para ela, é conviver com o preconceito.

Um exercício de empatia, algo que norteou todos os momentos da semana. O evento foi inteiramente pensado para promover a troca de ideias e dar espaço para que todos tentassem se colocar no lugar do outro.

A semana foi encerrada com um happy hour para celebrar a diversidade. Também realizada no headquarters do EBANX, a festa simbolizou a união proposta por todas as palestras, bate-papos e painéis. "Com essa primeira edição, queremos propor um marco para a reflexão constante e para a formação de uma empresa cada vez mais inclusiva", afirma Adanya.

O EBANX é uma fintech curitibana fundada em 2012 para resolver um gap de acesso entre latino-americanos e sites internacionais. Pessoas no Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Equador e outros países queriam comprar nesses sites, mas muitas vezes não podiam porque não dispunham de um cartão de crédito internacional. Da mesma forma, negócios do mundo todo por vezes não conseguiam aproveitar todo o potencial de consumo da América Latina por não disponibilizarem métodos locais de pagamento. Desde sua fundação, o EBANX permitiu que mais de 30 milhões de latino-americanos comprassem em sites internacionais e mais de 500 lojas online de todo o mundo pudessem chegar a todos os seus consumidores na região. Para mais informações, visite https://www.ebanx.com/br e https://business.ebanx.com/pt-br/