[POR] EBANX expande operação para mais 8 países africanos e 2 na América Latina, conectando empresas globais a mais de 1 bilhão de pessoas

September 20, 2023

Após a recente chegada à Índia, a fintech de pagamentos integra agora Costa do Marfim, Egito, Gana, Marrocos, Senegal, Tanzânia, Uganda e Zâmbia ao seu ecossistema de operações, estabelecendo-se em toda África. A fintech também anuncia expansão na América Latina, para as Bahamas e Jamaica, e chega a 29 países com operações, reforçando sua presença global

CURITIBA, 20 de setembro de 2023 – O EBANX, empresa global de tecnologia especializada em pagamentos para mercados em ascensão, anunciou, durante a sétima edição do seu Payments Summit, realizada de 18 a 20 de setembro, na cidade de São Paulo, a expansão de suas operações para mais oito países na África. Essa ampliação estratégica vem na esteira do ingresso bem-sucedido do EBANX no mercado africano em setembro de 2022, quando estabeleceu operações na África do Sul, Nigéria e Quênia. Os novos países somados ao ecossistema da fintech são Costa do Marfim, Egito, Gana, Marrocos, Senegal, Tanzânia, Uganda e Zâmbia, onde o EBANX vai processar os pagamentos locais preferidos para merchants globais da economia digital.

Com essa expansão, o EBANX consolida sua cobertura no continente africano, estendendo sua atuação para 11 países, incluindo a África Setentrional, Ocidental, Oriental e Austral. Além da África, a fintech também anunciou durante o summit a continuidade da sua expansão pela América Latina e Caribe, com a adição das Bahamas e da Jamaica a seu portfólio, chegando a 17 países latino-americanos, e um total de 29 pelo mundo, com a adição recente de Índia

"Com essa expansão, reforçamos nosso alcance global e profundidade local, nosso compromisso com os mercados em ascensão e com nossos merchants, e a missão do EBANX de criar acesso. Através de tecnologia e pagamentos locais, passamos a conectar mais de 1 bilhão de pessoas, de 29 países na África, América Latina e Ásia,  três regiões de rápido crescimento digital, às maiores marcas do mundo", diz Paula Bellizia, Presidente de Pagamentos Globais do EBANX.

As próximas fronteiras digitais africanas

O continente africano apresenta um potencial significativo para o crescimento do comércio digital: espera-se que a taxa de compradores online na região aumente 10% ao ano até 2027, de acordo com dados da Insider Intelligence – numa população que ultrapassa um bilhão de pessoas. Ao mesmo tempo, apenas 15% dos africanos fizeram uma compra online, de acordo com dados do Banco Mundial, indicando um mercado emergente que está prestes a acelerar.

O elevado grau de utilização de celulares tem sido a base para a inclusão financeira e para os pagamentos digitais:  83% da população tem uma assinatura mobile, e 75% do tráfego de internet na região é feito através do celular, segundo dados do Banco Mundial. Uma realidade que impulsiona a adoção de pagamentos digitais: 46% dos adultos africanos já fez pelo menos um pagamento digital, um aumento expressivo em menos de oito anos, quando a penetração era de apenas 23%.

Aliados à infraestrutura de telecomunicações, esses fatores criaram na África a maior penetração de mobile money do mundo: o continente é responsável por quase 70% do volume transacionado globalmente, e por mais de metade dos usuários. No Quênia, por exemplo, onde o EBANX opera desde setembro de 2022, o mobile money reina: quase 70% da população queniana tem uma conta de mobile money, de acordo com dados do Banco Mundial e cálculos do EBANX.

"A penetração significativa de telefones celulares, baixo custo de dados móveis e uma aceleração dos serviços digitais também estão posicionando países como a Tanzânia, Gana, Uganda e Zâmbia entre as 'próximas fronteiras da África', para mencionar apenas alguns, que deverão tornar-se pólos de crescimento para empresas digitais", afirma Andre Allain, VP de Parcerias Estratégicas e Desenvolvimento de Mercado do EBANX.

O EBANX começa suas operações nesses países, além da Costa do Marfim e Senegal, com o mobile money, conectando merchants globais a esse método de pagamento local. No Egito e Marrocos, a fintech começa as operações com métodos baseados em dinheiro, os mais usados no comércio digital. Segunda maior economia da África, o Egito tem taxas de penetração de telefonia móvel e internet superiores à média. Em paralelo, 73% dos egípcios estão desbancarizados, e apenas 3% deles têm um cartão de crédito, segundo o Global Findex 2021 do Banco Mundial. Marrocos tem a maior penetração da internet da região, chegando a 90%, segundo a Euromonitor, e um uso de mobile que cresce dia a dia, criando um cenário frutífero para o comércio digital, um mercado que deve chegar a US$5 bilhões em volume no final deste ano, segundo a Statista Market Insights.

"Com nossa expansão para 11 mercados na África, o EBANX consolida sua presença na região, com um mercado de imenso potencial, que está vivendo um crescimento econômico notável e uma crescente penetração de serviços digitais. Estamos comprometidos em continuar aprimorando nossos serviços e conectando marcas globais e todos os ecossistemas", afirma Allain.

Caribe, a região naturalmente adepta ao comércio cross-border

A expansão do EBANX para as Bahamas e Jamaica complementa o movimento para América Central e Caribe da fintech, que começou em 2021 com Costa Rica, El Salvador, Panamá, Guatemala e República Dominicana, e reflete um momento de consolidação do mercado digital caribenho: o comércio cross-border domina a região, sendo responsável por 80% das vendas online. A proximidade com os Estados Unidos e o histórico fluxo turístico ajudam na familiaridade com marcas globais e, consequentemente, com essa aceleração.

Em termos de métodos de pagamento mais utilizados, há uma presença forte do cartão nas vendas online nas Bahamas e na Jamaica, com o débito ultrapassando os 30% do volume do comércio digital, segundo dados da Americas Market Intelligence - AMI, e onde espera-se que as vendas online acelerem a taxas anuais de dois dígitos até 2027. Seguindo esse cenário, o EBANX lança suas operações cobrindo inicialmente esses métodos.

Com sua operação 24/7 e conexão com vários bancos, o UPI oferece aos usuários a capacidade de realizar pagamentos, enviar e receber dinheiro utilizando IDs UPI exclusivos ou escaneando códigos QR. O sistema também inclui recursos de recorrência, permitindo agendar pagamentos para serviços de assinaturas, aumentando ainda mais seu apelo tanto para empresas quanto para consumidores.

"Olhar para a região da América Central e do Caribe de maneira integrada, considerando todas as suas potências econômicas, e oferecer os métodos de pagamento locais aos quais a população de cada país está acostumada é imprescindível para que merchants globais aproveitem todo o potencial dessa região", completa Allain.

SOBRE O EBANX
EBANX é a plataforma de pagamentos líder que conecta empresas globais com clientes dos mercados digitais que mais crescem no mundo. A empresa foi fundada em 2012 com a missão de dar acesso às pessoas para comprar no comércio digital internacional. Com poderosa tecnologia proprietária e infraestrutura, aliadas a um profundo conhecimento dos mercados nos quais opera, o EBANX permite que as empresas globais se conectem com centenas de métodos de pagamento em diferentes países na África, América Latina e Ásia. O EBANX vai além dos pagamentos, aumentando as vendas e promovendo experiências de compra fluidas para empresas e clientes.

Para mais informações visite:
Site: https://www.ebanx.com/pt-br/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/ebanx