EBANX amplia Girls 4 Tech e lança EAD gratuito para ensinar programação a meninas em todo o país

March 26, 2019

Projeto que nasceu presencial já ofereceu aulas de programação para alunas de instituições públicas de Curitiba

CURITIBA, 22 de março de 2019 – Para ampliar o acesso e diminuir a ausência das mulheres no mercado da tecnologia, o EBANX está lançando a versão EAD do Girls 4 Tech. O projeto que surgiu com caráter presencial em 2018, em uma parceria com a Junior Achievement, para ensinar conceitos básicos de programação a meninas de instituições públicas de Curitiba, cidade onde está a sede do EBANX, pretende agora chegar a jovens e adolescentes de todo o Brasil, em formato online. Além dos ensinamentos técnicos sobre HTML e CSS, o curso gratuito explica a aplicação da tecnologia no dia a dia das estudantes. A iniciativa envolve educação, empoderamento feminino e oportunidade.

Baseado em vídeo-aulas ministrados por desenvolvedoras do EBANX, avaliações, materiais de apoio e fórum de debates entre os alunos, o EAD Girls 4 Tech é ofertado por meio de uma plataforma online, on demand e é dividido em 3 módulos. Entre as matérias que compõem a grade curricular estão: História das mulheres na computação; por que aprender programação; e as linguagens HTML e CSS. As alunas precisam finalizar todo o conteúdo em 60 dias para receber o certificado EBANX.

"Nosso objetivo principal com o Girls 4 Tech era agir em uma das bases do gap que ainda existe entre mulheres e o mercado de tecnologia. Muitas meninas não sentiam que a tecnologia poderia ser uma possibilidade para elas. Queríamos proporcionar uma experiência em que elas tivessem contato com a área e com mulheres que trabalham na área", explica Nayana Rogal, coordenadora de Cultura do EBANX. "Essa é uma forma de fazer com que mais meninas cogitem a tecnologia em um momento em que estão pensando sobre suas carreiras. A ideia do EAD surgiu ao identificarmos a necessidade de ampliação de um projeto de sucesso, que nos mostrou excelentes resultados", completa.

Camile dos Santos Prestes, 20 anos, participou da primeira turma presencial do Girls 4 Tech, em 2018. A então estudante do ensino médio pensava em cursar arquitetura em uma universidade privada antes de participar do curso no EBANX. "Eu sempre gostei de computadores, programas, aplicativos, mas não via nesse meio uma profissão. O projeto despertou em mim um universo de possibilidades". Incentivada pelas mentoras do curso, Camile resolveu se arriscar no vestibular de uma universidade federal. "Eu nunca nem pensei na possibilidade de conseguir passar em uma universidade federal e hoje sou a primeira pessoa da minha família a ingressar no ensino superior", comemora. Atualmente Camile cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

"É um projeto incrível que precisava mesmo ser multiplicado. O Girls 4 Tech nos desperta para novas possibilidades. Me ensinaram muito sobre tecnologia mas, principalmente, sobre persistência. Ao fazer o curso eu comecei a pensar nas possibilidades que o mercado da tecnologia me ofereceria, por ser um amplo nicho de trabalho que envolve diversas áreas de atuação. Temos a possibilidade de desenvolver, reinventar e melhorar as coisas", completa ela.

Entre abril e maio de 2018, além da Camile, participaram da versão presencial do Girls 4 Tech do EBANX aproximadamente, 35 meninas entre 15 e 18 anos, em duas turmas. Cada grupo teve um total de 16 horas de aula, divididas em dois sábados e ministradas no headquarters do EBANX, no Shopping Itália, em Curitiba. Além de conhecerem sobre programação, as participantes puderam conhecer a fintech e sentir o clima de trabalho em uma startup. As jovens programaram jogos simples para entender a lógica de programação. No final, entregaram um blog desenvolvido por elas, com base em tudo o que aprenderam. As alunas puderam perguntar às ministrantes sobre diversos assuntos, desde códigos para deixar o background do blog de uma cor ou outra até como foi o momento em que escolheram seguir a carreira tecnológica. Todos os dias do projeto foram permeados por essas trocas.

Link para inscrição – https://girls4tech.ebanx.com/ 

Sobre o EBANX
O EBANX é uma fintech curitibana fundada em 2012 para resolver um gap de acesso entre latino-americanos e sites internacionais. Pessoas no Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Equador e outros países queriam comprar nesses sites, mas muitas vezes não podiam porque não dispunham de um cartão de crédito internacional. Da mesma forma, negócios do mundo todo por vezes não conseguiam aproveitar todo o potencial de consumo da América Latina por não disponibilizarem métodos locais de pagamento. Desde sua fundação, o EBANX permitiu que mais de 40 milhões de latino-americanos comprassem em sites internacionais e mais de 1.000 lojas online de todo o mundo pudessem chegar a todos os seus consumidores na região. Para mais informações, visite https://www.ebanx.com/br  e https://business.ebanx.com/pt-br/

Get in touch with our Public Relations office.

For press inquiries, company information, press releases and more, please fill out the form beside or contact our press team via e-mail: press@ebanx.com.