Press Releases | EBANX

[POR] Smartphones são usados por 62% dos brasileiros para comprar em sites internacionais, aponta pesquisa inédita

Written by Mariana Domakoski | Sep 25, 2019 12:16:51 PM

Levantamento conduzido pelo EBANX entrevistou cerca de 3.000 brasileiros que fizeram alguma compra internacional pela internet nos últimos doze meses.  AliExpress e Wish são os varejistas mais populares, e Netflix e Uber, os serviços digitais mais utilizados

CURITIBA e RIO DE JANEIRO, 25 de setembro de 2019 – Uma pesquisa inédita sobre o comportamento do consumidor brasileiro em sites de compras internacionais revela que os smartphones têm sido fundamentais para democratizar o acesso a produtos e serviços globais: os celulares foram o meio preferencial de 62% dos entrevistados para fazer compras internacionais no ano passado.

O levantamento, Beyond Borders - The Cross-Border Consumption in Brazil, que pode ser consultado na íntegra aqui (em inglês), também mostra que pagar em parcelas é uma preferência do consumidor brasileiro: 4 entre 5 consumidores optam pelo parcelamento em compras acima de R$ 200. Quanto mais caro o produto, maior a tendência de parcelar.

A pesquisa foi conduzida pelo EBANX, fintech brasileira de pagamentos, em parceria com a Opinion Box, e foi divulgada nesta quarta (25) durante o LatAm Cross-Border Summit, no Rio de Janeiro. O levantamento entrevistou cerca de 3.000 consumidores de sites e serviços digitais internacionais, em todos os estados brasileiros, entre 19 de agosto e 3 de setembro de 2019. Todos eles realizaram pelo menos uma compra internacional nos últimos doze meses.

“Este é um retrato inédito e revelador do brasileiro que faz compras em sites internacionais, e que mostra quais os principais fatores que influenciam essa compra. Ficamos impressionados com o engajamento desse consumidor com o mobile comparado com quem faz compras apenas em sites nacionais”, afirma João Del Valle, cofundador e COO do EBANX.

Quanto menor a renda do consumidor, mais o smartphone aparece como o único canal de compra, ultrapassando o acesso por desktops. Entre consumidores que não têm conta bancária, por exemplo, a preferência pelo smartphone chega a 76,5%. As transações são feitas tanto via aplicativo quanto via site do e-commerce.

Mais confiança, menos tempo de entrega

Metade dos entrevistados declarou que a frequência com que compram de sites de e-commerce internacionais aumentou do último ano para cá, graças a: 1) preços mais baixos, que foram citados por 66,8% dos consumidores; e 2) boas experiências com compras anteriores, mencionadas por 55,8% deles.

A maioria deles (68,5%) disse ter feito sua primeira compra internacional com um item de baixo valor, para só depois passar a consumir desses sites com maior regularidade. “É um processo que exige confiança, relacionamento. Entender isso é fundamental para atingir o consumidor brasileiro”, diz Del Valle.

A expectativa sobre o tempo de entrega, por exemplo, demonstra que o brasileiro já não admite grandes atrasos em encomendas internacionais: a maioria deles (pouco mais de 50%) declarou considerar razoável um período de entrega de no máximo 30 dias. Apenas 4,7% disseram que concordariam em esperar mais de dois meses.

Por outro lado, a maioria (51%) dos consumidores afirmou que nunca teve que pagar a taxa de Despacho Postal dos Correios, implantada no ano passado para encomendas internacionais.

Serviços digitais

A pesquisa também perguntou aos entrevistados sobre o uso de serviços digitais globais. O Netflix é o mais popular entre os brasileiros: 68% dos respondentes são assinantes. Em segundo lugar, estão Uber e outros aplicativos de transporte, com 60%.

Na sequência, aparecem Spotify (29%), Deezer (13%), HBO Go e Amazon Prime (8% cada um). A popularidade desses serviços é praticamente a mesma entre todos os perfis socioeconômicos, sem variações significativas de acordo com a renda do consumidor.

A possibilidade de pagar em reais por esses serviços, porém, foi fundamental para ampliar a penetração deles entre os consumidores brasileiros: 54% dos entrevistados disseram que não pagariam por aplicativos como Spotify, Netflix e Deezer se fossem cobrados em dólares.

Pagamentos e tendências

No quesito opções de pagamento, o cartão de crédito é o método mais utilizado para compras internacionais pelos brasileiros, com 69%, mas o boleto ocupa o segundo lugar, com 51% da preferência.

Além disso, mais da metade dos consumidores que usaram boleto tem um cartão de crédito (53%). Esses dados demonstram que o boleto não é apenas uma opção para quem não tem conta em banco ou não tem cartão de crédito para comprar internacionalmente -- e sim, é uma opção cultural.

A pesquisa ainda traz insights de alguns dos principais líderes das indústrias de e-commerce, pagamentos e serviços digitais globais, como eBay, CargoX, Visa, Elo, Mastercard, Salesforce e Adobe.

Uma das conclusões, por exemplo, é que a tokenização e a adoção de protocolos seguros de pagamento deve aumentar a conversão de compras no e-commerce. Guilherme Esquivel, diretor de pagamentos digitais e de inovação na Mastercard, afirmou à pesquisa que, nos testes que vem conduzindo, a empresa já conseguiu atingir níveis de conversão perto dos 90% com essas tecnologias (contra a média de 65% do e-commerce).

A pesquisa, na íntegra e em inglês, pode ser consultada aqui.

O EBANX é uma fintech global com DNA latino-americano, com escritórios no Brasil, México, Uruguai, Estados Unidos e Reino Unido. A empresa foi fundada em 2012 para resolver um gap de acesso entre latino-americanos e sites internacionais, possibilitando que esses sites aceitem mais de 100 opções de pagamentos locais dos oito países nos quais possui operações (Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Equador e Bolívia). O EBANX já ajudou mais de 50 milhões de consumidores latino-americanos a acessarem produtos e serviços globais de mais de 1.000 sites internacionais. AliExpress, Wish, Pipedrive, Airbnb e Spotify (estes dois últimos em uma parceria com a Worldline) são alguns dos clientes que usam as soluções EBANX. Além da oferta de processamento cross-border, a partir de 2019 o EBANX passou a oferecer processamento local no Brasil, permitindo que sites brasileiros que vendem dentro do país usem as soluções da empresa.