Projeto do EBANX ensina programação a meninas de Curitiba

April 18, 2018

Girls4Tech, feito em parceria com a Junior Achievement, levou 33 meninas de instituições públicas da cidade para ter aulas de programação com as desenvolvedoras da fintech

CURITIBA, 18 de abril de 2018 – Em abril e maio deste ano o EBANX organizou a primeira edição do Girls4Tech, projeto que visa ensinar conceitos básicos de programação a meninas de instituições públicas de Curitiba. Feito em parceria com a Junior Achievement Paraná, propõe criar uma consciência e trabalhar para diminuir o gap de mercado que existe na presença de homens e mulheres na área de tecnologia.

"Nosso objetivo principal com o Girls4Tech é agir em uma das bases desse gap, que é o fato de muitas meninas não sentirem que a tecnologia é uma possibilidade para elas. Queríamos proporcionar uma experiência em que elas tivessem contato com a área e com mulheres que trabalham na área", explica Nayana Rogal, coordenadora de Cultura do EBANX. "Essa é uma forma de fazer com que as meninas cogitem a tecnologia em um momento específico em que estão pensando sobre suas carreiras", completa.

Foram duas turmas ao longo dos dois meses, uma de meninas de 15 e 16 anos, e outra de meninas de 17 e 18 anos. Cada grupo teve um total de 16 horas de aula, divididas em dois sábados e ministradas no headquarters do EBANX, no Shopping Itália, em Curitiba. Além de conhecerem sobre programação, as 33 participantes puderam conhecer a fintech e sentir o clima de uma startup.

Ministradas por desenvolvedoras do EBANX, as aulas abordaram história da programação, os usos de linguagens como C, Python, Kotlin, HTML e CSS e noções básicas destas últimas duas. As participantes programaram joguinhos simples para entender a lógica de programação. No final, entregaram um blog que elas mesmas desenvolveram, com base em tudo o que aprenderam. As alunas puderam perguntar às ministrantes sobre diversos assuntos, desde códigos para deixar o background do blog de uma cor ou outra até como foi o momento em que escolheram seguir a carreira tecnológica. Todos os dias do projeto foram permeados por essas trocas.


Sobre o EBANX
O EBANX é uma fintech curitibana fundada em 2012 para resolver um gap de acesso entre latino-americanos e sites internacionais. Pessoas no Brasil, México, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Equador e outros países queriam comprar nesses sites, mas muitas vezes não podiam porque não dispunham de um cartão de crédito internacional. Da mesma forma, negócios do mundo todo por vezes não conseguiam aproveitar todo o potencial de consumo da América Latina por não disponibilizarem métodos locais de pagamento. Desde sua fundação, o EBANX permitiu que mais de 35 milhões de latino-americanos comprassem em sites internacionais e mais de 500 lojas online de todo o mundo pudessem chegar a todos os seus consumidores na região. Para mais informações, visite https://www.ebanx.com/br e https://business.ebanx.com/pt-br/

Sobre a Junior Achievement
A Junior Achievement é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1919 nos EUA, que tem o objetivo de incentivar jovens, estimulá-los e desenvolvê-los para o mercado de trabalho, gerando caminhos para a empregabilidade, por meio do método aprender-fazendo. Globalmente, 10 milhões de jovens ao ano participam dos programas da Junior Achievement, consolidando a formação de uma cultura empreendedora ao redor do mundo, dentro de uma perspectiva ética e responsável. Atualmente está presente em mais de 120 países e no Brasil, existe desde 1994, atuando nos 26 estados e no Distrito Federal, atingindo a marca de 3 milhões de estudantes com o apoio de 100 mil voluntários. A Junior Achievement foi fundada no Paraná em 2003 e, desde então, mais de 664.980 mil estudantes passaram a fazer parte dessa geração de futuros empreendedores. Presente em Curitiba e 14 regionais, já atendemos 4.877 escolas com a ajuda de 13.779 voluntários. Para mais informações, visite http://www.jabrasil.org.br/

Get in touch with our Public Relations office.

For press inquiries, company information, press releases and more, please fill out the form beside or contact our press team via e-mail: press@ebanx.com.