[POR] EBANX começa a operar como iniciador de pagamento com Pix

February 15, 2023

• Fintech de pagamentos foi habilitada pelo Banco Central do Brasil a oferecer o serviço de iniciador de pagamentos no âmbito do Pix;
  • Empresas clientes do EBANX poderão iniciar pagamentos com Pix dentro de seus sites e aplicativos de e-commerce, sem o consumidor precisar acessar o aplicativo do banco para efetuar o pagamento com Pix.

CURITIBA, BRASIL, 15 de fevereiro de 2023 – O EBANX, fintech global de pagamentos fundada no Brasil e especializada em mercados em ascensão, obteve autorização do Banco Central do Brasil (Bacen) para oferecer o serviço de iniciador de pagamentos por Pix. A licença PISP (Payment Initiation Service Provider) amplia o rol de serviços que a fintech, participante direta do Pix, está apta a oferecer para seus clientes.

Como iniciador de pagamentos, o EBANX passa a disponibilizar o serviço para mais de 500 empresas, que agora poderão oferecer aos seus clientes no Brasil pagamentos com Pix dentro do próprio site ou aplicativo de e-commerce, direto na página de checkout. E o mais importante, sem necessidade de obter uma licença própria junto ao Bacen.

A nova funcionalidade tornará os pagamentos por Pix no e-commerce mais simples e seguros para milhões de consumidores, ao oferecer uma experiência mais fluida na jornada de pagamento e permitir que o usuário final conclua o pagamento em menos tempo.

"O iniciador de pagamentos agiliza o processo de pagamento, reduz a fricção e aumenta a segurança da transação: o usuário não precisa mais sair do site ou aplicativo da loja, fazer login no aplicativo do banco ou se preocupar em copiar e colar o QR Code e verificar se está tudo correto. O pagamento com Pix no comércio digital é muito mais fluído assim", explica Erika Daguani, vice-presidente de Produto do EBANX.

Além das vantagens para o usuário final, o serviço de iniciador de pagamentos via Pix também beneficia as empresas que vendem online, ampliando as taxas de retenção e conversão. Dados do estudo Beyond Borders 2022/2023 mostram que o Pix já corresponde a mais de 16% do volume total de vendas no comércio eletrônico do Brasil.

"O Pix como iniciador de pagamentos é mais um exemplo do foco do Banco Central na experiência do usuário e na usabilidade do Pix, é um grande avanço para a indústria de pagamentos alternativos do Brasil. Nós estamos muito felizes em oferecer esse serviço para nossos clientes e promover o acesso a pagamentos em tempo real, de forma facilitada e segura, a milhões de usuários", acrescentou Daguani.

Como funciona

Criada pelo Bacen no âmbito da agenda de implementação do Open Banking, a licença de iniciador de pagamentos autoriza empresas a iniciarem pagamentos e transferências via Pix em compras online, com o objetivo de simplificar a jornada do consumidor e reduzir o número de etapas de pagamento. Apenas cerca de 20 instituições são licenciadas a oferecer o serviço.

Na prática, quando o usuário escolhe a opção de pagamento por Pix, a operação é iniciada pela própria empresa – nesse caso, por meio da solução EBANX – e, em vez de escanear ou copiar o QR Code e acessar o aplicativo do banco para concluir o pagamento, o usuário é automaticamente direcionado para a tela de autenticação do aplicativo do banco. Uma vez autenticada, a transação é concluída e o usuário retorna para o site ou app da loja.

Assim, o iniciador de pagamentos permite que o usuário pague por uma compra online com Pix diretamente pelo site ou aplicativo da empresa, sem necessidade de acessar o aplicativo do banco para concluir o pagamento.

SOBRE O EBANX
    EBANX é a plataforma de pagamentos líder que conecta empresas globais com clientes dos mercados digitais que mais crescem no mundo. A empresa foi fundada em 2012 com a missão de dar acesso às pessoas para comprar no comércio digital internacional. Com poderosa tecnologia proprietária e infraestrutura, aliadas ao um profundo conhecimento dos mercados nos quais opera, o EBANX permite que as empresas globais se conectem com centenas de métodos de pagamento em diferentes países na África e na América Latina. O EBANX vai além dos pagamentos, aumentando as vendas e promovendo experiências de compra fluidas para empresas e clientes.

Para mais informações:
    Site: https://business.ebanx.com/pt-br/