[POR] EBANX é o mais novo unicórnio da América Latina

October 16, 2019

FTV Capital lidera investimento na fintech brasileira, que oferece soluções de pagamento e de e-commerce a companhias globais

CURITIBA, 16 de outubro de 2019 – O EBANX, fintech global sediada no Brasil que conecta companhias de todo o mundo a consumidores latino-americanos, recebeu um investimento de follow-on da FTV Capital, empresa de investimento de growth equity dos Estados Unidos. O investimento contribuiu para fazer da fintech o mais novo unicórnio da América Latina.

“Alcançar o status de unicórnio é um reflexo das soluções únicas que criamos para atender às demandas de algumas das maiores marcas do mundo, desde que fundamos o EBANX, em 2012. Desde o início, o nosso foco foi conectar pessoas da América Latina a companhias globais, oferecendo acesso e uma melhor experiência de compra. O investimento da nossa parceira FTV Capital reforça o sucesso contínuo que estamos tendo ao oferecer a melhor plataforma para nossos clientes, e destaca o potencial da América Latina como uma região extremamente atraente para negócios”, diz Alphonse Voigt, cofundador e CEO do EBANX.

Em meio ao rápido crescimento do mercado latino-americano e às perspectivas positivas para a região, o EBANX se consolida como uma solução completa de pagamentos para companhias globais que querem expandir seu negócio para a América Latina. Empresas como AliExpress, Wish, Gearbest, Pipedrive, Spotify e Airbnb (os dois últimos em parceria com a Worldline) usam as soluções do EBANX para impulsionar seus negócios na região. As soluções do EBANX vão além dos pagamentos em si – a fintech também oferece serviços de inteligência de mercado, análises, estratégias antifraude, atendimento ao cliente 24 horas, na língua local do consumidor latino-americano, e também de consultoria em marketing.

“Nós temos um profundo conhecimento do mercado latino-americano. Estamos próximos dos consumidores e sempre atentos às necessidades dos nossos sites parceiros. Para ser bem-sucedido na América Latina, é muito importante entender as especificidades de cada país, e é exatamente isso que o EBANX oferece – tecnologia, proximidade e soluções que se encaixam perfeitamente no contexto da região, formatadas especificamente para o modelo de negócios dos nossos merchants. Isso reduz drasticamente as barreiras de entrada nesse mercado e aumenta o total addressable market”, diz Voigt.

O EBANX continua a expandir suas operações pela América Latina e tem o objetivo de aumentar o desenvolvimento de negócios em nível global. Em 2018, a companhia contratou Henrik Nilsmo como Chief Commercial Officer (CCO), e vai continuar a investir em novas contratações, especialmente nas áreas de vendas, marketing e TI. As verticais de desenvolvimento de negócios dão prioridade à América do Norte, Europa e Ásia. Recentemente, a companhia também anunciou parcerias com:

• Uber Pay - Em setembro deste ano, o EBANX anunciou que se tornou parceiro de pagamentos para o ecossistema Uber Pay, processando pagamentos com cash vouchers e transferência bancária no Brasil e outros países na América Latina.
  • Shopify - Novas integrações em países da América Latina.
  • Coursera, Scribd, Ctrip - Expansão de processamento de pagamentos cross-border na LatAm.
  • Spotify - Em uma parceria com a Worldline, o EBANX começou a colaborar no projeto de expansão do Spotify na América Latina.
  • Visa - A Visa fez uma parceria com o EBANX para expandir o programa Cidades do Futuro pelo Paraná, para aumentar o uso de pagamentos eletrônicos.

O EBANX também aumentará seu portfólio de produtos, incluindo a expansão do EBANX Pay, uma solução para processamento local de pagamentos na América Latina. Lançada no Brasil em abril para empresas brasileiras que vendem localmente, deve entrar na Colômbia em 2020, seguido de outros países da região.

"O EBANX já é líder em processamento de pagamentos cross-border, especializado na América Latina, e continuaremos a desenvolver essa expertise. Também queremos usar nossa experiência para criar e aprimorar diferentes produtos, como processamento local. Até 2022, pretendem ser líderes tanto em pagamentos cross-border quanto locais, para empresas globais na América Latina", afirma Voigt

História com a FTV Capital

Em dezembro de 2017, o EBANX levantou um investimento de US$ 30 milhões da FTV Capital, com a participação da Endeavor Catalyst. O investimento foi focado na expansão do alcance das operações do EBANX na América Latina, e foi o primeiro levantado pela empresa. Desde então, o EBANX cresceu 80% em todas as suas verticais.

"O EBANX superou consistentemente nossas expectativas, quase dobrando os volumes de processamento em dois anos, para mais de US$ 2 bilhões", diz Robert Anderson, sócio da FTV Capital. “O mercado de comércio eletrônico da América Latina deve dobrar até 2023, tornando soluções que reduzem o atrito e ajudam os comerciantes a venderem mais altamente atraentes para as empresas que buscam capitalizar nessa grande oportunidade de mercado que ainda tem pouca penetração. A FTV está entusiasmada em continuar apoiando a empresa, dada a equipe de gerenciamento altamente capacitada do EBANX, a oferta diferenciada de produtos e a abordagem centrada no cliente”.

Outros marcos recentes do EBANX que contribuíram para o crescimento da empresa nos últimos meses:

Produtos e soluções

• EBANX Track, uma solução de traqueamento desenvolvida pelo time de end-user do EBANX, para merchants de e-commerce e consumidores poderem acompanhar compras online.
  • Processamento local no Brasil, possibilitando que sites brasileiros que vendem dentro do país usem as soluções do EBANX

Promoções e novas contratações

• Contratação de Daniele Fonseca como Chief Human Resources Officer (CHRO) em setembro deste ano. Fonseca era diretora de recursos humanos corporativos, comunicação e sustentabilidade na Embraco. Tem mais de 20 anos de experiência na área de gerenciamento de pessoas, e trabalhou nas indústrias de alimentos, varejo, tecnologia e serviços.
  • Henrik Nilsmo, Chief Commercial Officer (CCO) do EBANX, ingressou na fintech em 2018 e montou um time sênior de executivos sediados nos Estados Unidos, Holanda e China, para expandir o alcance geográfico do EBANX ao redor do mundo.
  • Promoção do sócio André Boaventura a Chief Marketing Officer (CMO) em outubro de 2019. Boaventura tem mais de 15 anos de experiência em marketing e desenvolvimento de negócios, e ingressou no EBANX em 2014. Montou o time de marketing da fintech, que atualmente conta com mais de 50 pessoas, todas in-house, e liderou a criação do time de inside sales da empresa.

Projetos

• LatAm Cross-Border Summit foi realizado de 24 a 26 de setembro, no Rio de Janeiro, Brasil, para reunir empresas e entidades globais para discutir o potencial de negócios na América Latina. Em seu terceiro ano, o summit foi uma reunião de alto nível executivo focada em pagamentos globais na América Latina, reunindo mais de 250 executivos de empresas globais como AliExpress, Disney, Google, Stone, Visa e Mastercard.
  • Lançamento da pesquisa exclusiva Beyond Borders durante o LatAm Cross-Border Summit – um estudo que detalhou o comportamento do consumidor brasileiro em sites internacionais.
  • Lançamento da loja de experiências AliExpress Shopping Experience no Brasil, em setembro de 2019, em colaboração com a AliExpress, que colocou o consumidor brasileiro em contato com alguns dos principais produtos vendidos pelo varejista chinês.
  • Lançamento do curso de educação à distância Girls 4 Tech, que ensina conceitos básicos de programação a mulheres de todo o país, com o objetivo de diminuir a ausência de mulheres no mercado de tecnologia. Desde que foi lançado, em março deste ano, mais de 12 mil mulheres no Brasil se inscreveram no treinamento.
  • Relançamento do LABS - Latin America Business Stories, plataforma global do EBANX com conteúdo sobre negócios e tecnologia na América Latina.

O EBANX é uma fintech global com DNA latino-americano. Tem operações no Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Equador e Bolívia. Foi fundado em 2012 para resolver um gap de acesso entre latino-americanos e sites internacionais, oferecendo uma solução de pagamento de ponta a ponta em todo o fluxo de transações de comércio eletrônico cross-border, fornecendo mais de 100 opções de pagamentos locais da América Latina para empresas globais que desejam expandir na região. A empresa já ajudou mais de 50 milhões de latino-americanos a acessarem serviços e produtos globais, e mais de 1.000 sites internacionais a expandirem para a América Latina. AliExpress, Wish, Pipedrive, Airbnb e Spotify (esses dois em parceria com a Worldline) são algumas das empresas que usam as soluções do EBANX. Além do serviço de processamento de pagamentos cross-border, a partir de 2019, o Grupo EBANX começou a oferecer processamento local no Brasil, permitindo que sites brasileiros que vendem no país usassem as soluções do EBANX. A empresa vai além do processamento de pagamentos, oferecendo serviços de consultoria de marketing aos merchants e uma equipe local de atendimento ao cliente 24 horas, para atender todos os consumidores dos seus merchants na América Latina – em seu próprio idioma. Para mais informações, visite https://business.ebanx.com/en/press-room.

Contatos para a imprensa:

Mariana Domakoski - PR EBANX

mariana.d@ebanx.com