[POR] No topo do Centro Comercial Itália, EBANX inaugura letreiro luminoso, símbolo da movimentação da fintech em Curitiba

July 29, 2019

Edifício que marca a paisagem da capital paranaense já teve relógio, luzes de natal e até gorro de Papai Noel; agora, vai abrigar a logomarca da fintech de Curitiba, que é sediada no prédio e que impacta as redondezas e a cidade como um todo com ações culturais, esportivas e de fomento ao empreendedorismo

CURITIBA, 29 de julho de 2019 – Os céus de Curitiba ganham hoje um novo brilho: a logomarca do EBANX, fintech fundada e sediada na capital paranaense, será acesa pela primeira vez no topo do Centro Comercial Itália, o CCI, um dos mais altos e icônicos edifícios da cidade e que também abriga escritórios da empresa.

O letreiro luminoso, que tem 3,5 metros de altura e pesa quase duas toneladas, marca a identidade do EBANX como uma empresa curitibana, e é mais um indicativo da movimentação que a fintech, que processa pagamentos para empresas do mundo todo em oito países da América Latina, tem provocado na cidade.

"Esse é um símbolo da nossa presença em Curitiba, do impacto que temos na cidade de tantas formas diferentes – organizamos eventos, patrocinamos arte, esporte, por exemplo. Ter nossa sede no Itália, que é tão icônico, e poder mostrar nossa marca no alto do prédio, é muito especial", diz o curitibano Alphonse Voigt, um dos fundadores do EBANX.

Com sete anos de fundação e mais de 500 funcionários, o EBANX está em plena expansão: só no ano passado, a empresa processou US$ 1,5 bilhão em transações pela internet em compras de produtos e serviços de negócios globais, feitas por consumidores dos oito países latino-americanos em que a fintech tem operações – Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Equador e Bolívia. Entre os clientes do EBANX, estão gigantes varejistas e de tecnologia como o AliExpress, Wish, Airbnb e Spotify.

Agora, a empresa, que desde o início de 2018 tem parceria com o hoje chamado Teatro EBANX Regina Vogue, patrocina o Festival de Curitiba já há três edições e atletas paranaenses que brilham no surfe, skate, natação, paratriathlon, parkour e ultramaratona, reforça a presença e o investimento na cidade em que nasceu, com sua marca no topo do edifício.

E é na região central de Curitiba, onde está localizado o Centro Comercial Itália, que a presença do EBANX tem um de seus impactos mais visíveis, com a movimentação do comércio, o estímulo e a troca de experiências com novas startups que se instalaram na cidade. Só no entorno do edifício e do Terminal do Guadalupe são quase 10 delas, empregando em torno de 2 mil pessoas, que também criam o movimento que se vê na região. No ano passado, a fintech foi incentivadora do painel do duo goiano de ilustradores Bicicleta Sem Freio, no complexo gastronômico Vila Urbana, na Rua Marechal Deodoro. São quase 300 metros quadrados de painel desenvolvidos diretamente na superfície arquitetônica, que enchem de arte a paisagem urbana ao redor. É na Vila Urbana também que o EBANX inaugurou o EBANX Bike Parking, bicicletário público e gratuito.

A essas ações somam-se os eventos organizados pelo EBANX de fomento ao empreendedorismo, de troca de conhecimentos técnicos, entre outros na cidade, e cursos de formação como o Girls 4 Tech, que incentiva o ingresso de mulheres na área de tecnologia. "O EBANX é de Curitiba. Trabalhamos com empresas do mundo inteiro, conectando todas elas a brasileiros e outros latino-americanos, mas nossa sede é aqui e aqui vamos ficar. É uma honra para nós levar o nome de Curitiba, e de todos os seus talentos, para além das fronteiras do Brasil", completa Alphonse.

No topo do "Gigante de Curitiba"

O letreiro ficará no alto dos 112 metros de altura do Centro Comercial Itália. Inaugurado em 1981, ele foi por muito tempo o principal arranha-céu de Curitiba, e ainda está entre os cinco  edifícios mais altos da cidade. Até hoje, o prédio, que abriga escritórios, shopping e os consulados da Itália e do Japão, é uma referência visual no horizonte da capital paranaense.

As pessoas veem o edifício de longe, de bairros distantes até cinco, seis quilômetros do centro. Ninguém nem precisa saber o endereço: é só falar ‘Lá perto do CCI’, ou ‘Vou ao CCI’,” diz Dante Manzochi, de 80 anos, que administra o edifício e que acompanhou a sua construção desde as primeiras escavações, na década de 1970.

“Agora, vão começar a chamar de ‘o prédio do EBANX’,” brinca. “Eu não me chateio, não. Pelo contrário! Eu fico feliz da vida. Admiro o arrojo desse pessoal do EBANX. Eles são motivo de orgulho para nós”, completa o administrador.

A instalação da marca do EBANX num dos pontos mais altos e emblemáticos de Curitiba dá ainda mais visibilidade à empresa em sua terra natal. No passado, o topo do Centro Comercial Itália já abrigou árvores de Natal feitas com luzinhas, letreiros em homenagem à visita do Papa João Paulo II, um gorro gigante (e verde) de Papai Noel e até uma rampa de decolagem para asa delta, ainda na época da sua construção.

Agora, o edifício, que foi uma das maiores construções do mundo na sua época, une sua história a uma das empresas que mais cresce na cidade.

No Centro Comercial Itália, o acionamento do letreiro é aguardado com expectativa pelos condôminos e lojistas. "A instalação do shopping na década de 1980 alavancou o comércio da região e estimulou empreendimentos a se expandirem nas redondezas. A presença das startups hoje contribui para um ambiente jovial e moderno no Centro de Curitiba, além serem potenciais clientes para as lojas do próprio shopping e da região", afirma Diego Alan Mundo, gerente da Associação dos Lojistas do Shopping Center Itália (ALSCI), com informações da diretoria da associação.

O letreiro luminoso do EBANX no topo do “Gigante de Curitiba”, apelido dado ao Centro Comercial Itália pelo padre que esteve na inauguração do prédio, há 38 anos, será aceso pela primeira vez às 19h desta segunda-feira (29).

Sobre EBANX
O EBANX é uma fintech global com DNA latino-americano. Possui operações no Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Equador e Bolívia, e escritórios no Brasil, México, Uruguai, Estados Unidos e Reino Unido. Foi fundado em 2012 para resolver um gap de acesso entre latino-americanos e sites internacionais, por meio de soluções de pagamento de ponta a ponta, possibilitando que esses sites aceitem mais de 100 opções de pagamentos locais dos oito países nos quais possui operações. O EBANX também já ajudou mais de 50 milhões de consumidores latino-americanos a acessarem produtos e serviços globais de mais de 1.000 sites internacionais. AliExpress, Wish, Pipedrive, Airbnb e Spotify (estes dois últimos em uma parceria com a Worldline) são alguns dos sites que usam as soluções EBANX. Além da oferta de processamento cross-border, a partir de 2019 o Grupo EBANX passou a oferecer processamento local no Brasil, permitindo empresas brasileiras que vendem no Brasil usassem as suas soluções. Para mais informações, visite https://business.ebanx.com/pt-br/.